D.E.P.E.

D.E.P.E.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O QUE SE FOI FAZENDO NO 2º PERÍODO


SEMANA DA LEITURA(5 a 9 de Março)
 Na semana de 5 a 9 de Março decorreu na nossa escola a Semana da Leitura. Trata-se de uma iniciativa destinada a celebrar e incentivar o prazer de ler.
Para além de leituras de livros na sala de aula, de recontos e dramatizações, pintura, visitas à nossa biblioteca ( Escola Básica de Mortágua), decoração da sala (Jardim de Infância), a grande novidade foi a História do Coelhinho Branco contada pela Educadora Cila e a sua amiga, a Marionete Fifi, que foi a delícia dos meninos do Núcleo 2. O que também despertou interesse foi a visita à Feira do livro na Escola Secundária de Mortágua e a audição de um  conto.

Aqui partilhamos a história contada:
O coelhinho branco
Parte inferior do formulário

Era uma vez:
Um coelhinho branco que foi à sua horta buscar couves p'ra fazer um caldinho.
Quando o coelhinho branco voltou para casa depois de vir da horta, chegou à porta e achou-a fechada por dentro; bateu e perguntaram-lhe de dentro: - «Quem é? O coelhinho respondeu: Sou eu, o coelhinho que veio da horta e vou fazer um caldinho.
Responderam-lhe de dentro: E eu sou a cabra cabrêz que te salto em cima e te faço em três.
Foi-se o coelhinho por aí fora muito triste a chorar, encontrou um boi e disse-lhe:
Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrêz, que me salta em cima e me faz em três.
Responde o boi: - «Eu não vou lá que tenho medo». Foi o coelhinho andando a chorar, encontrou um cão e disse-lhe: Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrêz, que me salta em cima e me faz em três.
Responde o cão: - «Eu não vou lá que tenho medo». Foi mais adiante o coelhinho e encontrou um galo, a quem disse também: Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta
e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrêz, que me salta em cima e me faz em três.
Responde o galo: - «Eu não vou lá que tenho medo». Foi-se o coelhinho muito triste, já sem esperanças de poder voltar para casa, quando encontrou uma formiga que lhe perguntou: - «Que tens coelhinho?» Eu sou o coelhinho que tinha ido à horta e ia para casa fazer o caldinho; mas quando lá cheguei encontrei a cabra cabrêz, que me salta em cima e me faz em três.
Responde a formiga: - «Eu vou lá e veremos como isso há-de ser». Foram ambos e bateram à porta; diz-lhe a cabra cabrêz lá de dentro: Aqui ninguém entra, está cá a cabra cabrêz que lhes salta em cima e os faz em três.
Responde a formiga: Eu sou a formiga rabiga, que te tiro as tripas e furo a barriga.
Dito isto, a formiga entrou pelo buraco da fechadura, matou a cabra cabrêz, abriu a porta ao coelhinho e foram fazer o caldinho. Ficaram a viver juntos, o coelhinho branco e a formiga rabiga.
Adolfo Coelho
In Histórias Tradicionais, 1988, ME
Aqui partilhamos algumas fotos da história contada pela Educadora 
Cila e a Marionete Fifi








 Nesse mesmo dia, 8 de Março, A Marionete Fifi convidou para o dia seguinte (9 de Março), os meninos do Núcleo 2 ,bem como as suas Educadoras e respectivas Auxiliares para um lanchinho na sala U do mesmo núcleo, também queremos partilhar esse gostoso momento e muito apreciado por todos nós.
Confecção de Pipocas:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário