D.E.P.E.

D.E.P.E.

sábado, 30 de novembro de 2013

AS AZEITONAS


A apanha da azeitona
Foi muito divertido apanhar a azeitona das oliveiras, do pátio da escola.
As oliveiras ainda são pequeninas, mas tinham muitas azeitonas pretas e verdes que apanhámos para fazer azeite e para comer.
         As azeitonas não se podem comer logo que se apanham, são amargas. Nós pusemos azeitonas “a curtir”, quer dizer preparámo-las para mais tarde as comermos, como fazem as nossas avós.
Escolhemos as azeitonas pretas e pusemo-las num balde com água do poço. Temperámos com sal, alho, louro, vinagre e alecrim e, depois tapámos e guardámos.
Vai levar algum tempo até estarem boas para comer.

Grupos – G4-B e G3-C

terça-feira, 19 de novembro de 2013

MAIS ATIVIDADES

 
 
 

Atividade do grupo G-5C, sala E
 

Fig. 1 - Explorámos os nossos manuais. 
 
                                                                      Fig. 2 – Veio o outono
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                                             Fig. 5-Reunimos frutos de outono
 
 

 
Figs. 7 e 8 – Explorámos os pesos e verificámos que nem sempre o maior é mais pesado.
 


 




 Fig. 11 – Marcamos a passagem do tempo
 Fig. 12 – Ouvimos histórias na biblioteca
 Figs. 13 e 14 – Com a ajuda da Madalena, vimos que algumas folhas não são verdes durante o ano todo. No outono algumas ficam vermelhas, outras amarelas, laranjas, castanhas e todas acabam por deixar a sua árvore. Divertimo-nos imenso a verificá-lo!

 
 
 Figs. 15 e 16 – Com a chegada do S. Martinho, explorámos a história da Maria Castanha, o que nos deu motivação para alguns trabalhos de expressão plástica.
 
 
 
 


sábado, 16 de novembro de 2013

MAGUSTO NA ESCOLA E OUTRAS ATIVIDADES




MAGUSTO NA ESCOLA
      
       No dia 11 de novembro festejámos na nossa escola o dia de S. Martinho com um mega magusto. Todas as turmas da educação pré-escolar e do 1º ciclo estiveram reunidas à volta das castanhas “assadas com sal”. O convívio estava agradável assim como o dia.
       Também na sala, os meninos da turma G4-A e G4-B vivenciaram a data com atividades alusivas: os cartuchos, pinturas e desenhos, cantigas, registos de textos e não esquecemos a “Maria Castanha”.



















Atividades do grupo G4-A






















Atividades do grupo G4-B







quinta-feira, 26 de setembro de 2013

UM NOVO ANO LETIVO


Iniciamos um novo ano letivo, as adaptações estão-se a fazer e ainda não existem grandes novidades. No momento estamos preocupadas com que as crianças tenham uma ótima adaptação a todos e a tudo o que lhes é estranho e novo. 
Brevemente daremos noticias e mostraremos o que se vai fazendo por cá.

domingo, 7 de julho de 2013

FINAL DE ANO EM PLENO

Para acabar o ano letivo, fizemos a arranca das batatas com merenda e tudo foi espetacular as crianças adoraram tudo em espacial a dita merenda.
BOAS FÉRIAS......


Marcha Solidária

Imagens da nossa marcha em prol da Madalena Objetivos atingidos.
Um grande OBRIGADO!...

quinta-feira, 13 de junho de 2013

E A AVENTURA CONTINUA



O dia começou cedo com uma longa viagem de comboio que para muitos já foi uma aventura.

No Zoo o entusiasmo foi maior, à nossa frente, lá estavam os animais dos quais se ouviu falar muito durante a semana e agora podíamos finalmente admirá-los. Grandes, pequenos, bonitos e também alguns feios mas todos maravilhosos.

A festa continuou com o espetáculo dos golfinhos, focas e leões-marinhos. Até o tempo que ameaçava trair-nos com alguma chuva esteve do nosso lado.

Foi um dia em cheio e chegar a casa já bem de noite também foi muito bom.
Aqui ficam algumas fotos para partilhar a nossa aventura.






 








 
 





 

domingo, 9 de junho de 2013

A NOSSA VISITA AO ZOO



Viajamos de comboio, o que é divertido. Visitamos o Zoo e assistimos ao espetáculo dos golfinhos que adorámos, foi muito divertido. Passámos um dia engraçado mas muito cansativo. No entanto, valeu apena, foi um dia bem diferente para todos nós!...